Andaluzia Empreende – promoção do empreendedorismo e do autoemprego no sistema formal de ensino

Programas educacionais que promovem o empreendedorismo e o autoemprego em todos os ciclos do sistema de ensino.

Atualmente, o número de jovens, entre 18 e 24 anos, desempregados na Espanha supera a marca de 50%. É um número preocupante, consequência da crise econômica e social pelo qual o país está passando.

Para contornar esse cenário, a Fundação Andalucía Empreende, fundação pública ligada ao Ministério da Economia, Inovação e do Trabalho da Espanha, desenvolve programas com o objetivo de promover o empreendedorismo e o autoemprego em todos os ciclos do sistema de ensino do primário à universidade, de modo a criar e consolidar empresas de economia social na região e contribuir para o enfrentamento da crise econômica.

Nome: Promoção do empreendedorismo e do autoemprego no sistema formal de ensino

Proponente: Fundação Andalucía Emprende

Setor/Segmento: Governamental

Contexto Geográfico: Andaluzia, Espanha

Referência Temporal: desde 1999

A necessidade de se fomentar a criação e a consolidação de empresas de economia social em Andaluzia, no sul da Espanha, deu origem à prática.

São oito programas desenvolvidos em colaboração com instituições como a Associação Andaluza de Centros de Ensino de Economia Social (ACES) e o Ministério da Educação da Espanha, direcionados a jovens de 9 a 18 anos. Esses programas incentivam a criação de cooperativas, a criação de empresas online, a cultura empreendedora, além de promover cursos de formação profissional, entre outros.

Durante 2011 e 2012, mais de 52 mil alunos foram beneficiados pelos programas educacionais em todos os ciclos do sistema de ensino, do fundamental à universidade. Por meio de rede de mais de 200 Centros de Apoio ao Desenvolvimento de Empresas (Cades), a instituição desenvolveu 245 atividades provinciais no primeiro semestre de 2012, em escolas públicas e privadas e em nove universidades na Andaluzia.

No Brasil, estudantes podem desenvolver potencialidades empreendedoras por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, que visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação.