E-Business Now – iniciativa online de consultoria empresarial

Serviços gratuitos de aconselhamento empresarial que auxiliam novos pequenos negócios por meio do voluntariado de executivos experientes

Ao perceber que ferramentas tecnológicas podem ajudar pequenos negócios a solucionar desafios e crescer, mas muitas empresas não sabem como começar a utilizá-las e como geri-las, a Score criou o E-Business Now.

Trata-se de iniciativa online de aplicação da metodologia de aconselhamento da instituição, realizada por executivos experientes, que tem como objetivo facilitar o crescimento e a expansão de pequenos negócios por meio da utilização eficiente de ferramentas tecnológicas.

Nome: E-Business Now

Proponente: Score

Setor/Segmento: Associação sem fins lucrativos

Contexto Geográfico: Estados Unidos

Referência Temporal: desde 2010

A iniciativa surge da percepção de que ferramentas tecnológicas podem ajudar pequenos negócios a solucionar desafios e crescer, mas muitas empresas não sabem como começar a utilizá-las e como geri-las. De acordo com relatório de 2012 do Pew Research Center, 40% das empresas norte-americanas acessam mídias em áudio e vídeo em aparelhos digitais e esse número deve dobrar até 2015.  Essa projeção indica o meio digital como canal adequado para acessar pequenos negócios e solucionar as principais dúvidas existentes.

O programa oferece três tipos de soluções:

  1. Workshops online sobre a utilização de ferramentas tecnológicas por pequenos negócios;
  2. Guias sobre “como fazer” (Tech Made Simple): complemento ao aprendizado dos workshops, fornecendo informações sobre a implementação das ferramentas tecnológicas adequadas de modo simplificado;
  3. Combinação de treinamento online e serviços de aconselhamento presencial ou online (serviço de mentoria da Score).

Adicionalmente, em 2012, a instituição lançou o Score Small Business Success Podcast, que elabora e dissemina conteúdos em áudio para elucidar dúvidas comuns aos pequenos negócios como: obtenção de financiamento; liderança e gestão de pessoas; como acessar recursos pela internet; otimização do uso de redes sociais; etc.

Em 2010, o programa E-business Now ofereceu 106.216 sessões online com clientes. O portal SCORE como um todo teve mais de 3.5 milhões de visitantes e ofereceu mais de 2000 páginas de conteúdo dedicado a solucionar os problemas de pequenos negócios.

No Brasil seria necessário estabelecer rede colaborativa de executivos e integrá-la a plataforma de treinamento e capacitação existente.

Também é preciso levar em conta que os Estados Unidos consideram pequenas empresas aquelas com receita anual de até 7 milhões de dólares, cerca de 14 milhões de reais, enquanto no Brasil a receita anual de uma pequena empresa não pode ultrapassar 3.6 milhões de reais.

Como se trata de prática para aumentar uso de ferramentas tecnológicas, sua aplicação fica limitada às pequenas empresas mais robustas.

O diálogo entre setor privado mostra-se caminho bem sucedido para facilitar a abertura e expansão de novos negócios.

Neste contexto, instituições de apoio tem o papel de criar pontes entre os atores (novos e experientes pequenos negócios) e coordenar sua interação.