Desenvolvimento de Fornecedores – apoio à formação de base de abastecimento local

Programa que tem como objetivo apoiar a formação de base de abastecimento local confiável e competitiva para grandes empresas nacionais e multinacionais

Atualmente, os pequenos negócios correspondem a 99,7% do total de empresas mexicanas e a 42% do produto interno bruto. Apesar disso, nota-se que a maioria dessas empresas sofre com o pouco acesso a fontes de financiamento, tecnologia escassa, processos e contabilidade simplistas e poucos clientes.

Considerando essas características e a importância dos pequenos negócios para o processo de desenvolvimento, o estado de Querétaro , por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SEDESU), elaborou o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores para Setores Estratégicos (Programa de Desarrollo de Provedores para Sectores Estratégicos), com vistas a fomentar o desenvolvimento econômico e o crescimento das pequenas e médias empresas estabelecidas na região, por meio da aproximação com grandes empresas compradoras, bem como apoiar a formação de uma base de abastecimento local, confiável e competitiva, para grandes empresas nacionais e multinacionais.

Nome: Programa de Desenvolvimento de Fornecedores para Setores Estratégicos

Proponente: Secretaría de Desarrollo Sustentable de Querétaro

Setor/Segmento: Economia

Contexto Geográfico: México

Referência Temporal: 2009

Atualmente, os pequenos negócios correspondem a 99,7% do total de empresas mexicanas e a 42% do produto interno bruto. Apesar disso, nota-se que a maioria dessas empresas sofre com o pouco acesso a fontes de financiamento, tecnologia escassa, processos e contabilidade simplistas e poucos clientes.

O programa surge para fomentar o desenvolvimento econômico e o crescimento das pequenas e médias empresas estabelecidas no estado de Querétaro, no México, por meio da aproximação com grandes empresas compradoras da região, bem como apoiar a formação de uma base de abastecimento local (provedores locais), confiável e competitiva, para grandes empresas nacionais e multinacionais.

Para atingir seu objetivo, o programa atua das seguintes formas:

  1. Identificação de provedores/potencialidades locais;
  2. Identificação da demanda de compra;
  3. Encontro de negócios por setor;
  4. Encontro de negócios com empresas âncora;
  5. Assistência técnica para o desenvolvimento de pequenos e médios empreendimentos;
  6. Apoio a Clusters em setores estratégicos.

162 grandes empresas participantes

1.052 oportunidades de negócios criadas

1.547 empresas fornecedoras cadastradas

Mais de 2.000 encontros de negócios realizados.

No Brasil, há programas similares propostos por entidades empresariais. No entanto, poucos possuem efetivo apoio governamental.

Ressalta-se que na configuração do programa apresentado, um dos fatores condicionantes de sucesso foi a condução do projeto por gestores públicos competentes.

Para ser replicado, precisa:

  1. Que se identifiquem pessoas com competência técnica e capacidade de articulação para a execução do projeto;
  2. Que se identifiquem instituições com credibilidade para estar à frente da iniciativa;
  3. Que se garantam recursos para o desenvolvimento das atividades programadas;
  4. Articule parcerias consistentes e com propósitos específicos.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF