Ao longo dos últimos 13 anos, a Dasra se envolveu com mais de mil organizações do setor social por meio de vários programas, como treinamento de líderes do setor social, a capacitação, o fornecimento de suporte prático e também por meio da avaliação e categorização de organizações sem fins lucrativos de grande impacto nos relatórios de pesquisa.
Isso possibilita que os investimentos filantrópicos sejam efetivamente canalizados, de forma a fluir estrategicamente para as organizações que podem criar o maior impacto e mover as pessoas da zona da pobreza o mais rápido possível.
Prática: Dasra
Instituições:
- Proponente: Dasra
- Executora: Dasra
- Parceira(s): Times of India Foundation – apoio para o prêmio “Social Impact”; ICICI Foundation e CNBC TV18– para o “Incusive India Awards”
Público-alvo: Empreendedores filantropos e sociais.
Escopo Geográfico: Índia.
Referência Temporal:
- Fundada em 1999.
A teoria de mudança da Dasra é de que se empreendedores filantropos e sociais receberem conhecimento, oportunidades de financiamento e pessoas para fazer o trabalho mais estratégico, o setor social na Índia será transformado dramaticamente.
A Dasra fornece conhecimento, financiamento e pessoas para ajudar empreendedores filantropos e sociais a criar um impacto máximo. A abordagem estratégica da Dasra aos problemas sociais aumentou drasticamente o impacto e a escala de mudança social na Índia.
A empresa fornece auxílio em três formas principais:
- Conhecimento:
- Relatórios de pesquisa sobre tópicos sociais para educar os financiadores
- Treinamento de empreendedores sociais por meio do “Dasra Social-Impact”
- Fornecimento de apoio prático através do “Dasra Portfolio Program”
- Financiamento:
- Geração de capital por meio do “Indian Philantropy Forum” e do “Dasra Giving Circles”
- Fornecimento de plataformas de redes e de captação de recursos para empreendedores sociais por meio do “Dasra Giving Circles” e do “Dasra Social-Impact”
- Pessoas:
- Promoção de debates sobre filantropia por meio do “Indian Philantropy Forum” e do “Dasra Giving Circles”
- Auxílio a empreendedores sociais para formar conexões e criar habilidades por meio do “Dasra Social-Impact”
Uma das iniciativas, o Dasra Social-Impact (DSI) é o maior programa de formação de executivos da Índia para os líderes de organizações sem fins lucrativos e empresas sociais, que os habilita por meio do fornecimento de recursos, redes e habilidades.
Algumas das realizações de Dasra incluem:
- Mais de 15 anos de experiência em pesquisa, avaliação e dimensionamento de negócios não lucrativos e sociais;
- Fortalecimento dos planos de crescimento de 900 organizações sem fins lucrativos e sociais bem-sucedidas;
- Disponibilização de mais de USD 37 milhões para organizações sem fins lucrativos e empresas sociais na Índia;
- Publicação de 28 relatórios de pesquisa sobre empregabilidade, capacitação de meninas adolescentes, desnutrição infantil, educação pública, saneamento, esporte de desenvolvimento, alívio de desastres, informação para o financiamento filantrópico eficaz.
Resultados das principais áreas de atuação, no último ano:
- Conhecimento: Criou 100 relatórios para organizações de alto impacto;
- Financiamento: Levantou 4,4 milhões de dólares para as organizações de seu portfólio; e
- Pessoas: Forneceu aproximadamente 800 dias de assistência prática nas organizações de seu portfólio para fortalecer seus sistemas e processos e ajudá-las a crescer em escala.
Os relatórios sobre tópicos sociais seriam interessantes para educar potenciais financiadores de práticas sociais, assim como a promoção de debates sobre esses assuntos, já que difundiriam o assunto e canalizariam os investimentos nesse setor.