DICTUC – tecnologia e inovação a serviço da sociedade

Consórcio que coloca conhecimentos acadêmicos a serviço da comunidade em soluções concretas para as necessidades nacionais

A Direção de Investigação Científica e Tecnológica da Universidade Católica do Chile (DICTUC), vinculada à Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Chile, visa conectar e aumentar a colaboração entre a academia e os diversos setores produtivos da sociedade, o que é essencial para resolver algumas das falhas de mercado que afetam a inovação empresarial, e induzir mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Constitui modelo único de consórcio por se tratar de estrutura empresarial (sociedade anônima) que, ao mesmo tempo, é subsidiária de uma instituição de ensino.

Nome: Direção de Investigação Científica e Tecnológica da Universidade Católica do Chile (DICTUC)

Proponente:  Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Chile

Setor/Segmento: Educação e Tecnologia

Contexto Geográfico: Chile

Referência Temporal: desde 1994

Em busca de transferir, de maneira rápida e eficiente, conhecimentos tecnológicos e inovadores para o atendimento das necessidades nacionais, a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) constituiu sociedade anônima que oferta serviços a empresas e industrias, tais como assessorias especializadas e capacitações.

Ao se constituir como entidade privada vinculada à academia, pode acelerar ainda mais o processo de transferência de conhecimentos e tecnologias por meio da criação de projetos de pesquisa e desenvolvimento em conjunto com as necessidades das empresas ou inovações para o crescimento nacional.

A DICTUC realiza seu trabalho mediante modelo que vincula a academia com a sociedade de forma acelerada e eficaz, comprometida com as pessoas, a excelência e a inovação.

Seu ponto de partida são os projetos de investigação e inovação tecnológica, desenvolvidos por professores da Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

O consórcio identifica necessidades nacionais e busca soluções mediante o desenvolvimento de tecnologia de alta qualidade e serviços altamente especializados.

Na década de 1990, a DICTUC incorporou a gestão da inovação e o apoio ao empreendedorismo por meio da sistematização de serviços de criação, apoio e participação em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação (I+D+i).

Em 2009, passou a administrar a Incubadora de Negócios da UC, a IncubaUC.

A iniciativa permitiu o surgimento de empresas como o Centro de Aromas e Sabores, o qual, atendendo à demanda da comunidade local, iniciou suas operações, em 1998, com o objetivo de melhorar a qualidade de gêneros alimentícios aromáticos.

Outro caso bem sucedido surgiu em 2006, com o apoio da Innova Chile, dando origem ao consórcio “Vinnova S.A.” e o “Tecnovid S.A.”. Frente à competição internacional crescente no setor de vinhos, a DICTUC implementou solução por meio da fusão de empresas e universidade em uma sociedade destinada a desenvolver a inovação e comercializar seus resultados. A DICTUC S.A. e o laboratório de aromas se juntaram a esse consórcio, contribuindo com a melhoria e a inovação na cadeia produtiva do vinho.

Os diversos departamentos de engenharia das inúmeras universidades federais podem constituir consórcios ou apoiar iniciativas privadas, tais como aceleradorase ou incubadoras, para a transferência de conhecimentos em prol da sociedade, desde que respeitada a legislação nacional.