Cinde – atração de grandes empresas internacionais para o desenvolvimento nacional

Iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento da Costa Rica por meio de capital estrangeiro

A Coalisão Costariquenha de Iniciativas de Desenvolvimento (Cinde) nasceu com a missão de contribuir para o desenvolvimento da Costa Rica por meio de capital estrangeiro.

Desde 1982, trabalha para colocar o país no mapa de investidores externos.

Ao oferecer, gratuitamente, serviços de assessoria e suporte, atraiu grandes empresas internacionais de alta tecnologia para o país como Intel, Procter & Gamble, Hospira, Baxter, St Jude Medical, Western Union, entre outras.

Nome: Cinde – atração de grandes empresas internacionais para o desenvolvimento nacional

Proponente: Coalisão Costarriquenha de Iniciativas de Desenvolvimento (Cinde)

Setor/Segmento: Organização não-governamental

Contexto Geográfico: Costa Rica

Referência Temporal: 1982

A coalização surgiu da necessidade de geração de renda, emprego, relações, transferências de tecnologia e conhecimento para o benefício dos costarriquenhos, promovendo um crescimento sustentável.

  1. Assistência no processo de due diligence, fornecendo informações detalhadas sobre o país e suas vantagens, e organização de agendas personalizadas de investimento.
  2. Atendimento às necessidades do investidor, organizando reuniões com: organizações governamentais, prestadores de serviços, corretores de imóveis, parques industriais, universidades, contadores, advogados e escritórios.
  3. Facilitação de contatos diretos e ligações com potenciais investidores dos EUA, Canadá, México e outros países por meio do escritório da organização em Nova Iorque.
  4. Fornecimento de suporte especializado voltado para novos projetos de expansão operacional ou promoção da diversificação de produtos.

Com verba inicial de US$47milhões disponibilizada pela Agência Norte-Americana de Desenvolvimento (USAID, acrônimo para United States Agency for International Development), entre 1983 e 1987, a ONG atraiu mais de 250 empresas internacionais de alta tecnologia.

O projeto é altamente eficiente na geração de novos empregos, em diversos setores, e investimentos.

O modelo da Cinde é consolidado e atinge com completude o propósito de atrair grandes empresas internacionais de alta tecnologia para a Costa Rica.

É importante ressaltar que estas iniciativas impactam na cadeia produtiva, gerando inúmeros fornecedores de micro e pequeno porte.

Há a possibilidade de replicação do Brasil desde que o governo ofereça, gratuitamente, serviços de assessoria e suporte suficientemente atrativos para o capital estrangeiro.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Cinde – atração de grandes empresas internacionais para o desenvolvimento nacional