Caso prático do The Leela Palace Hotel na Índia

Sistema energeticamente eficiente desenvolvido pela Siemens para o hotel Leela Palace, que diminui custos e o impacto ambiental, sem comprometer a qualidade do serviço.

Donos de hotéis de todo o mundo estão enfrentando a necessidade de conciliar investimentos de curto prazo em infraestrutura e novas tecnologias com os objetivos a longo prazo do negócio no que diz respeito a rentabilidade, sustentabilidade e criação de valor investidor. A Índia está emergindo como um dos principais destinos de viagens, com previsões anuais de aumento no turismo de 9% de acordo com a Organização Mundial de Viagens, e isto implica desafios para os proprietários de hotéis e operadores.

Um projeto de Siemens para o Leela Palace hotel em Nova Delhi ilustra a forma como esses desafios estão sendo cumpridos, através de uma abordagem integrada que une eficiência energética, conforto do cliente e segurança, e o custo de gestão.

Prática: The Leela Palace Hotel – Integrated Solutions by Siemens (Hotel Leela Palace – Soluções Integradas, da Siemens)

Instituições:

  • Proponente: Siemens
  • Executora: Siemens
  • Parceira(s):

Público-alvo: Setor hoteleiro

Escopo Geográfico: Índia

Referência Temporal: 2012

O setor de turismo está sendo fortemente afetado pelas quatro megatendências de evolução demográfica, globalização, urbanização e mudança climática. O modo como hoteleiros respondem a essas megatendências, buscando atender a crescente demanda e as expectativas dos hóspedes, é fundamental para seu sucesso.

O hotel de 16 andares Leela Palace em Nova Deli faz parte de um grupo de hotéis de propriedade e gerenciado pelo Hotel Leelaventure Ltd, uma empresa fundada em 1983 em Mumbai. Sendo um dos grupos hospitalidade indianos mais renomados no setor de luxo cinco estrelas, tem como objetivo garantir sempre promover a satisfação do hóspede e desenvolver e proteger a marca Leela.

O Grupo Leela tem como foco na parte ambiental a questão da energia, combustível e consumo de água. Visto que o gasto com energia é um fator muito impactante no custo operacional, representando cerca de 3 a 6% dos custos totais de funcionamento, a Siemens buscou oferecer um sistema que, ao mesmo tempo, fosse eficiente energeticamente e proporcionasse grande praticidade e conforto aos hóspedes.

O sistema inteligente de gestão de edifícios projetado pela Siemens integra uma ampla gama de disciplinas em todo o complexo do hotel, com sistemas de alarme de incêndio e vídeo de vigilância para o controle HVAC e monitoramento elétrico. É esta abordagem integrada que permite ao Leela atender muitos de seus objetivos, equilibrando as necessidades dos seus clientes com as considerações ambientais.

O hotel tem como objetivo oferecer uma boa experiência em suas dependências, visto que esse é um componente-chave na satisfação do hóspede. Para isso, a Siemenes ofereceu um sistema automatizado integrado que permite que os à empresa e aos hóspedes controlem facilmente os fatores que implicam em consumo de energia de seu quarto, desde iluminação ambiente com lâmpadas led, detectores de fumaça e sistema contra incêndio, iluminação de emergência, frigobar, cafeteira, cortina automática contra incidência solar, sistema de cartão de acesso eletrônico, elevadores, iluminação em áreas comuns com sensores de presença, controle de eletrodomésticos na cozinha, restaurante e bar, agua quente, ar condicionado e calefação, isolamento térmico e acústico, 4lavanderia, sala de musculação, serviços de telefonia, sistema de monitoramento e segurança, sinalização de emergência, sistemas de raio-x, detectores de metais e armas, dando ênfase ao consumo racional, reduzindo custos de manutenção

O projeto da Siemens no hotel Leela Palace mostra que consideráveis economias de energia podem ser alcançadas através de investimentos em iniciativas de eficiência energética e de ajustes das tecnologias de sistemas.  Com o objetivo de tornar o hotel mais seguro e eficiente energeticamente, sem comprometer o conforto dos hóspedes, a Siemens implementou um sistema que integra as diversas áreas da infraestrutura do hotel, permitindo que os proprietários e operadores tenham economias significativas em custos de instalação, operação e manutenção ao longo de todo o ciclo de vida do edifício do hotel.

As soluções de eficiência energética integradas e personalizadas proporcionaram retorno mensurável do investimento, reduzindo o consumo de energia sem comprometer o conforto dos hóspedes. Além disso, as tecnologias utilizadas mostraram-se confiáveis e flexíveis, mesmo com diferenças de temperatura às vezes extremas. Esse projeto permitiu que o Leela Palace New Delhi reduzisse seu consumo de energia em 10% em 12 meses.

Com a crise energética, seria de grande aplicabilidade no Brasil projetos como o da Siemens no Hotel Leela. A pesar de se tratar de um grande hotel, a experiencia é replicável nos pequenos hotéis e pousadas no Brasil, ao ser uma instalação em cada habitação e permitindo um controle individual além dos controles próprios da empresa. Dessa forma, percebe-se a importância do apoio a empresas que fornecem esse tipo de solução ao setor hoteleiro.

Estima-se que o segmento hoteleiro possa obter uma economia energética de 30% a 80% com o emprego de sistemas para gerenciar o consumo de energia e de água. Neste sentido, o governo federal tem uma série de políticas públicas, entre elas o Programa Nacional de Eficiência Energética, instituído em 2011. Algumas de suas diretrizes encontram-se no documento Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos, que contempla pousadas e hotéis de todos os tamanhos, e estabelecem uma série de critérios para a parte externa dos prédios, iluminação e condicionamento de ar. Além da redução dos custos com energia, a iniciativa iria contribuir para a redução de impactos ambientais.

Link externo para Caso prático do The Leela Palace Hotel na Índia