Business Vitality Check – avaliação online da vitalidade empresarial

Ferramenta virtual de diagnóstico que permite de forma prática e segura que empresários realizem avaliações sobre diversos aspectos de seu negócio

Ao verificar que a falta de estratégias bem definidas e alinhadas com suas reais necessidades, bem como a falta de informações, tempo e recursos, eram elementos que impediam o desenvolvimento empresarial, a Câmara de Comércio de New South Wales (NSW Business Chamber), na Austrália, desenvolveu ferramenta virtual de diagnóstico que permite a realização de avaliações sobre diversos aspectos da empresa, tais como sua vitalidade e competitividade.

Nome: Business Vitality Check – diagnóstico online para avaliação do nível de competitividade empresarial

Proponente: Câmara de Comércio de New South Wales (NSW Business Chamber)

Setor/Segmento: Multissetorial

Contexto Geográfico: Austrália

Referência Temporal: 2008

Ao avaliar pesquisa feita junto a seus associados, a Câmara de Comércio de New South Wales (NSW Business Chamber), na Austrália, verificou que um dos principais elementos que impedia o desenvolvimento das empresas era a falta de estratégias bem definidas e alinhadas com as suas reais necessidades. Verificou ainda que, em muitos casos, as empresas (principalmente as de pequeno porte) não dispunham de informações, de tempo e, tampouco, de recursos para investir em consultorias ou diagnósticos.

Com base nesse cenário, a NSW desenvolveu ferramenta de diagnóstico online que permite a realização de avaliações sobre diversos aspectos empresariais. Ao preencher o formulário, o empresário recebe como resultado relatório completo de 140 páginas contendo conclusões e recomendações para melhorias.

Ao preencher o formulário do Business Vitality Check, empresários podem:

  • Realizar benchmarking;
  • Realizar diagnóstico empresarial online;
  • Receber orientação para o desenvolvimento de um plano de melhorias;
  • Receber avaliação do nível de desenvolvimento e competitividade empresarial.

Alguns resultados do programa até o momento:

  • 3.000 pequenas empresas utilizaram o diagnóstico na web;
  • No ano do lançamento, 70 pequenas empresas fizeram um trabalho de rede, conectando-se através desta ferramenta;
  • 1.700 empresas conseguiram efetuar seus planos de negócios utilizando o Diagnóstico;
  • Após o primeiro ano de lançamento, verificou-se uma lacuna no mercado de planos de sucessão para pequenas empresas. Como um em cada dez empresários australianos devem aposentar-se nos próximos cinco anos, a Câmara desenvolveu um programa abrangente de Planejamento de Sucessão.

A iniciativa guarda alguma semelhança com o trabalho feito pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) na organização do Prêmio MPE Brasil. A evolução do diagnóstico utilizado no MPE Brasil, tornando-se plataforma permanente de avaliação da excelência na gestão poderia ser apontada como uma possível forma de replicação da experiência.

Ademais, outras entidades de apoio empresarial poderiam disponibilizar a ferramenta desenvolvida pela NSW ou semelhante.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF