Brooklyn Brainery

Escola que oferece cursos acessíveis sobre diversos assuntos, de acordo com os interesses da comunidade.

A Brooklyn Brainery é uma escola que oferece cursos sobre diversos assuntos a um preço acessível. Todos os tópicos de cursos são propostos pelos alunos, e qualquer pessoa que tenha em mente um tópico pelo qual se interessa e o desejo de compartilhar com os outros tem a possibilidade de ensinar. Dessa forma, a variedade de assuntos é muito grande, podendo incluir tópicos sobre física e HTML, e também sobre preparação de sobremesas e processo de fabricação de vinhos.

A Brooklyn Brainery faz todo o planejamento, se responsabiliza pelas matriculas, pelo marketing e pelos materiais, e as aulas geralmente tem curta duração. O preço oferecido é o mais barato possível, de forma a tornar os cursos acessíveis a todas pessoas que tem interesse nos assuntos.

Prática: Brooklyn Brainery
Instituições:
● Proponente: Brooklyn Brainery
● Executora: Brooklyn Brainery
● Parceira(s):
Público-alvo: Pessoas interessadas em ensinar ou aprender.
Escopo Geográfico: Brooklyn, NY.
Referência Temporal: Fundada em 2010.

A ideia de uma escola que oferecesse cursos acessíveis a todos surgiu quando Jonathan Soma, que trabalhava como programador de internet, e Jennifer Messier, que era assistente de desenvolvimento em um museu de arte, estavam em uma aula de introdução a soldagem e descobriram que compartilhavam um grande interesse em adquirir novos conhecimentos. No entanto, estavam frustrados com os altos custos incorridos nos cursos pelos quais se interessavam (este de soldagem, por exemplo, custava duzentos dólares).
Foi então que decidiram fundar o Brooklyn Brainery, em 2010, e começaram a oferecer aulas ministradas por eles mesmos. A filosofia, desde o início, foi oferecer aulas divertidas, baratas e acadêmicas.

Cada aula tem uma metodologia própria, já que são os professores que escolhem o modo como vão transmitir o conhecimento. Como qualquer pessoa que tenha interesse em ensinar pode ministrar aulas, cada curso varia muito, pois alguns professores são profissionais no que fazem, alguns são amadores e alguns são apenas interessados no assunto e desejam explorar um tema em maior profundidade. Independentemente da aula e de quem está ensinando, as aulas são tranquilas, divertidas e participativas, e todos os cursos oferecem certificados aos alunos. As matrículas são feitas online.
Diferentes temas são aceitos, mas as aulas oferecidas tem como foco o lazer, e geralmente não são oferecidas aulas relacionadas a temas de saúde, bem estar, namoro/romance, aulas de desenvolvimento profissional ou aulas para crianças. Os professores podem escolher se querem ser pagos pela aula, recebendo 35 dólares por hora, ou trabalhar de forma voluntária.

Alguns cursos atualmente oferecidos são:

• How is Wine Made? (Como o vinho é feito?)
Ao mesmo tempo em que são descritas as etapas da produção de vinho, desde a colheita até a fermentação primária, envelhecimento e engarrafamento, os alunos aprendem o efeito que diferentes uvas, condições e escolhas realizadas durante o processo tem no produto acabado. O curso também inclui a degustação de alguns tipos de vinhos para ilustrar estas diferenças e treinar o paladar dos alunos.
Esse curso é voltado para quem está interessado em aprender a fazer o seu próprio vinho (especificamente em um contexto urbano) ou simplesmente quer aprender mais sobre vinho.
o Preço: $16
o Carga horária: 1h30min

• Presentation Skills (Habilidades em apresentações)
Esse curso oferece uma oportunidade para as pessoas que tem dificuldade em falar em público e estão interessadas em aprender técnicas para melhorar suas habilidades de orador. O curso inclui atividades práticas, onde os alunos aprendem técnicas de relaxamento, aumentam sua autoconfiança e enfrentam seus medos de falar em público, para aprender a ser um apresentador melhor.
o Preço: $27
o Carga horária: 2h

• Getting Published: Nonfiction Book Proposals (Conseguindo ser publicado: propostas de livros do gênero de não-ficção)
Este curso é uma introdução para montar uma proposta de livro de gênero não-ficção. Alguns tópicos abordados são: como decidir se a história a ser publicada é um livro ou algo mais curto, como descobrir se já existem livros sobre o assunto, o que procurar em um agente, a mecânica de uma proposta do livro, entre outros. E, se houver interesse e tempo, também fala-se sobre como falar e escrever sobre o livro para revistas e internet. Esta aula é para escritores do gênero de não-ficção, ou pessoas interessadas em escrever, que são relativamente novos em escrever livros e propostas, e querem aprender mais sobre o caminho tradicional para publicação (agentes, editoras, que tipo de coisa). Não é necessário já saber o assunto sobre o qual quer escrever.
o Preço: $15
o Duração: 1h30min

A escola também oferece cursos gratuitos, como o Masters of Social Gastronomy, que consiste em aulas sobre a história e a ciência de tópicos relacionados a comida, o The Society for the Advancement of Social Studies, que consiste em aulas de história, e o Ice Cream Club, que consiste em encontros mensais para conversar sobre sorvete.

A escola, que começou com aulas ministradas pelos fundadores, expandiu seus programas para oferecer o espaço de professor para outras pessoas interessadas, e hoje conta com diversos cursos, que geralmente atingem a lotação máxima.
Em uma matéria publicada no New York Times, Joseph F. Kett, professor de história na Universidade de Virginia, afirma que o Brainery pertence a uma longa linhagem de escolas preocupadas com a comunidade, que incluem as sociedades de ajuda mútua e do programa Great Books (Ótimos Livros) fundado por Mortimer Adler, entre outros , na década de 1920, que evitavam pragmatismo para a busca do conhecimento puro.

A oferta de cursos sobre diversos temas a um preço acessível é interessante no Brasil, onde muitas pessoas tem o interesse em adquirir mais conhecimentos, mas algumas vezes não possuem os recursos necessários para se matricularem nos cursos. O apoio à transmissão de conhecimento é de grande importância para o desenvolvimento da cultura e também é uma forma de oferecer opções de lazer a um baixo custo.