bioPmed – geração de sinergias e estímulo à inovação e à competitividade em empresas do ramo da saúde

Pólo de Inovação em Biomedicina e Tecnologias Médicas que converge instituições de pesquisa e empresas para o desenvolvimento produtivo local

Após crise econômica que elevou o índice de desemprego no município de Canavese, na Região de Piemonte, na Itália, o Parque Bioindustrial Silvano Fumero (Bioindustry Park Silvano Fumero), que atua como integrador de parcerias para o desenvolvimento produtivo local, criou o BioPmed – polo de inovação em biomedicina e tecnologias médicas.

O BioPmed defende que é possível gerar sinergias por meio da aglomeração geográfica e convergência de diferentes instituições de pesquisa e empresas que atuam em áreas similares. Além disso, facilita a entrada de empresas no mercado italiano e atua como organização de apoio ao desenvolvimento e implementação de pesquisa e desenvolvimento ou de iniciativas comerciais e industriais para pequenas empresas e startups.

Nome: BioPmed – Pólo de inovação na área de biomedicina e tecnologias médicas

Proponente: Parque Bioindustrial Silvano Fumero

Setor/Segmento: Biotecnologia e tecnologias médicas

Contexto Geográfico: Itália

Referência Temporal: 2009-2014

O pólo surgiu no contexto do Parque Bioindustrial Silvano Fumero, criado por iniciativa da Região do Piemonte, na Itália, visando promover o renascimento do território Canavese, que após crise econômica enfrentou elevado índice de desemprego.

O pólo foi constituído por meio de acordo formal entre 80 membros de comunidade de empresas, três universidades e diferentes centros de pesquisa, fundações e associações da área de ciências da saúde.

É baseado na construção comunitária, no compartilhamento de infraestrutura, no desenvolvimento de ações por meio de grupos de trabalho e em forte orientação global. O polo é coordenado por seu órgão gestor – o Parque Bioindustrial – e conta também com Comitê Coordenador, Assembleia Geral e Comitê Internacional.

Desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), estudos e pesquisas de viabilidade, avaliação as capacidades tecnológicas, compartilhamento de soluções de fornecimento, plano de negócios, entre outros.

  • Produção de mais de 40 projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e estudos de viabilidade, envolvendo mais de 60 diferentes organizações;
  • Relação com mais de 10 projetos financiados pela UE;
  • Criação de comunidade de cerca de 400 organizações;
  • Desenvolvimento de parcerias com autoridades locais, centros de treinamento e empresas;
  • Premiação em janeiro de 2013 como categoria bronze em Excelência de Gestão de Clusters, pelo Secretariado Europeu de Análise de Clusters (ESCA, acrônimo para European Secretariat for Cluster Analysis).

Trata-se de iniciativa que depende da reunião de capacidades locais em determinado território, bem como de acesso a recursos de rede internacional.

O Sebrae vem desenvolvendo inciativas de apoio a parques tecnológicos e arranjos produtivos locais, bem como implementa projeto de cooperação internacional com a região Marche na Itália, que tem foco em redes de serviços tecnológicos especializados. São iniciativas convergentes à essa iniciativa do BioPMed e que merecem serem cotejadas.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para bioPmed – geração de sinergias e estímulo à inovação e à competitividade em empresas do ramo da saúde