Back to the Roots (De volta às raízes)

Empresa que oferece produtos orgânicos e sustentáveis, além de proporcionar aos consumidores a experiência de cultivar sua própria comida.

Back to the Roots é uma empresa com sede em Oakland, na Califórnia, que foi fundada em 2009 por dois alunos da UC Berkeley que, em uma aula na faculdade, descobriram que era possível plantar cogumelos a partir da borra de café. Inicialmente, trabalhavam com a venda de cogumelos orgânicos, porém perceberam que as pessoas buscavam também a experiência de plantar seu próprio alimento. Portanto, passaram a vender um kit de cogumelos frescos que permitia seu cultivo diretamente na embalagem em apenas dez dias.

Hoje, a empresa oferece uma variedade de produtos “prontos para serem plantados” e “prontos para comer” que são vendidos em milhares de estabelecimentos, como Whole Foods, Costco, Nordstrom, The Home Depot, Target, World Market, Petco, Loblaw, Wegman, Fresh Market, Safeway, Kroger, Urban Outfitters, Sam’s Club, Crate & Barrel e muitos outros locais em todo o país. O Back to the Roots conquistou um prêmio da Martha Stewart e foi nomeado como uma dos 25 marcas Forbes mais inovadoras em 2013.

Prática: Back to the Roots

Instituições:

  • Proponente: Back to the Roots
  • Executora: Back to the Roots
  • Parceira(s):Peet’s Coffee & Tea

Público-alvo: Pessoas que buscam alimentos orgânicos e produtos sustentáveis.

Escopo Geográfico: Produtos vendidos nacionalmente e internacionalmente.

Referência Temporal:

Fundada em 2009.

A ideia da empresa surgiu em uma aula de Ética de Negócios na UC Berkeley, onde um professor mencionou que era possível plantar cogumelos por meio de lixo reciclado, entre eles, a borra de café. Dois alunos, futuramente os fundadores da Back to the Roots, se interessaram pelo tema e começaram a pesquisar e fazer experimentos. Inicialmente, vendiam os cogumelos orgânicos prontos, porém, ao perceberem que os clientes gostariam de ter a experiência de plantar sua própria comida, começaram a vender kits para plantação de cogumelos na própria embalagem.

A Back to the Roots estabeleceu-se, então, com o objetivo de proporcionar aos consumidores a experiência de cultivar sua própria comida, tornando-a mais pessoal e menos industrializada. Além disso, também proporciona o aprendizado a crianças sobre a origem de sua comida e o modo como ela foi cultivada. A crença da empresa é de que o futuro da comida seja simples, orgânico e transparente. Acreditam queo futuro da comida seja voltar às raízes e tornar-se mais divertida.

O objetivo dos fundadores foi criar um negócio sustentável, utilizando o que seria descartado por cafeterias como matéria-prima para seu produto. Além disso, eles perceberam que, por meio de parcerias, eles melhoravam tanto o seu negócio quanto o de outras empresas. Para os fundadores, a definição de negócio sustentável é crescer o negócio com constante inovação para maximização de valor dos seus parceiros.

Atualmente, a empresa oferece uma ampla gama de produtos.

 

Produtos para plantar:

  • Cultivo de cogumelos orgânicos: foi o produto inicial, em que é possível produzir cogumelos diretamente da caixa em apenas 10 dias. Para isso, basta adicionar água duas vezes por dia.
  • Jardim Aquático: um ecossistema autoalimentável, onde os peixes alimentam as plantas e as plantas limpam a água. Combina aquacultura[G1]  com hidropônicos e utiliza 90% menos água do que o plantio tradicional. Funciona da seguinte forma:
    • Os peixes produzem dejetos ricos em amônia, que podem se tornar tóxicos para eles mesmos se ficam acumulados
    • Bactérias benéficas no jardim aquático convertem a amônia em nitrato. Essas bactérias existem naturalmente e crescem rapidamente nos vasos das plantas.
    • Os nitratos são excelentes fontes de alimentos para as plantas. Conforme as plantas utilizam os nutrientes do nitrato para seu crescimento, elas também limpam a água onde está o peixe.
    • Jardim na lata: latas para o cultivo de manjericão e coentro orgânicos que são práticas para fazendeiros urbanos. Para utilizá-la, deve-se abrir a lata e plantar as sementes no solo, adicionar água e colocá-la em um local com exposição ao sol, e colher as folhas.

 

Produtos para comer:

  • Acompanhamentos orgânicos para o café da manhã: são oferecidos três tipos, cada um com três ingredientes – uma fruta, uma semente e uma noz. Servem de complemento para o cereal, iogurte ou mingau. Todos os produtos são oferecidos em latas 100% recicláveis.

Flocos de cereal: composto por farinha de trigo 100% orgânica, uma pitada de sal da baía de São Francisco e levemente adoçados a partir da cana-de-açucar.

Seu primeiro produto, o Mushroom Farm, que anteriormente era vendido em mercados de agricultores e não era muito conhecido, agora é encontrado em mais de 10.000 pontos de distribuição, incluindo Whole Foods, Target, Home Depot, Petco, Nordstrom, Amazon, Kroger, Safeway e Costco. A empresa, formada por empreendedores que não possuíam experiência de varejo, conexões ou financiamento para pagar sua inserção no mercado, teve um grande crescimento e foi considerada uma das 22 startups sociais que estão mudando o mundo.

Por ser uma empresa que está constantemente buscando meios de tornar seu negócio mais sustentável, continua em crescimento. Uma de suas inovações recentes foi a adição de sementes de ervas à caixa do kit de cogumelos, que permite que esta seja plantada após sua utilização, dando origem a novas plantas, utilizando a própria borra do café como fertilizante.

O modelo de negócios da Back to the Roots é muito interessante porque, além de oferecer um produto orgânico e que inova na maneira de consumir o alimento, possibilitando aos clientes a experiência de plantar sua comida, também está sempre buscando novas formas de tornar o negócio mais sustentável. Esse tipo de negócio seria bastante positivo no Brasil e, portanto, é importante que investidores incentivem empresas que oferecem produtos inovadores e sustentáveis, para que os negócios sejam viabilizados e mais empresas como essa possam dar certo no país.