B Corp

Certificados B Corp são emitidos pelo B Lab para identificar empresas que seguem determinados padrões de transparência, responsabilidade e desempenho. Essas empresas estão liderando um movimento global para redefinir o sucesso nos negócios.

Pela percepção de que o governo e o terceiro setor são necessários, mas insuficientes para resolver grandes desafios da sociedade, surgiu a conclusão de que cabe ao setor de negócios criar valor para a sociedade, e não apenas aos acionistas.  Os certificados B Corp são emitidos para empresas que voluntariamente cumprem normas mais elevadas de transparência, responsabilidade e desempenho.

Essas empresas estão se destacando no mercado, oferecendo uma visão positiva de uma maneira melhor para fazer negócios. Desafios sistêmicos exigem soluções sistêmicas e o movimento B Corp oferece uma solução concreta, escalável e baseada no mercado.

Prática: Certificados B Corp

Instituições:

  • Proponente: B Lab
  • Executora: B Corp
  • Parceira(s):

Público-alvo: empresas que seguem determinados padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência.

Escopo Geográfico: global

Referência Temporal:

  • Criada em 2012.

A finalidade do movimento é criar uma mudança, de forma que as empresas não irão competir apenas para serem as melhores no mundo, mas as melhores para o mundo. A B Corporation utiliza o poder do negócio para resolver problemas sociais e ambientais.

Para isso, acreditam ser essencial medir o que mais importa para a geração de valor para os seus clientes, funcionários, comunidade e meio ambiente. Acreditam que na próxima geração, todas as empresas vão medir e gerenciar seu impacto da mesma maneira que fazem hoje estudos de rentabilidade.

Razões para se tornar uma empresa B Corp: liderar um movimento; aprovar legislação; performance de benchmark; poupar dinheiro e acessar serviços; proteger a missão; formar parcerias; diferenciação; atrair investidores; aumentar notoriedade na imprensa; atrair e engajar talentos; e participar de campanhas publicitárias.

Por meio de um serviço de avaliação (Impact Assessment) fornecido para essas empresas certificadas, possibilita-se a comparação do seu impacto em relação a outras companhias e criam-se planos de melhoria de práticas em setores que precisam de maior atenção.

A medição do que é mais importante para as empresas as auxilia a se tornarem melhores para a sociedade e também a terem um negócio melhor. Alguns dos resultados do uso dessa ferramenta são:

  • Atrair e engajar os trabalhadores;
  • Ganhar mais espaço na imprensa e mais confiabilidade; e
  • Ganhar vantagens competitivas.

 

Três ferramentas são oferecidas:

  • Padrões: padrões críveis, abrangentes, transparentes e independentes de desempenho social e ambiental que permitem às empresas avaliar o seu impacto global.
  • Benchmarks: referências do impacto social são disponibilizadas, permitindo às empresas a comparaçãodo seu impacto.
  • Ferramentas: ferramentas práticas, fáceis de usar, para ajudar as empresas a melhorarem seu impacto ao longo do tempo.

Mais de 1.000 negócios já aderiram à comunidade. Como resultado do sucesso coletivo, indivíduos e comunidades irão desfrutar de uma maior oportunidade econômica, a sociedade irá abordar seus problemas ambientais mais difíceis e mais pessoas vão encontrar satisfação entregando-se inteiramente ao trabalho.

De acordo com o índice de 2012, as empresas certificadas com o B Corp possuem um desempenho 25% maior do que outras empresas sustentáveis na avaliação B Impact Assess, que mede o impacto corporativo nos trabalhadores, na comunidade e no meio ambiente em mais de 200 métricas.

  • O impacto nos trabalhadores nas empresas B Corps foi de 56%, versus 48% de outras empresas;
    • Fatores: criação de postos de trabalho; compensação, benefícios e treinamentos; propriedade da empresa; e ambiente de trabalho.
  • O impacto na comunidade nas empresas B Corps foi de 62%, versus 45% de outras empresas;
    • Fatores: produtos e serviços para a comunidade; fornecedores e distribuidores; envolvimento local; diversidade; engajamento cívico.
  • O impacto no meio ambiente nas empresas B Corps foi de 59%, versus 38% de outras empresas;
    • Fatores: produtos e serviços para o meio ambiente; terra, escritório e plantas; inputs; outputs; distribuidores e transportes.
  • O impacto na governância nas empresas B Corps foi de 73%, versus de 57% de outras empresas.
    • Fatores: responsabilidade corporativa; e transparência.

Existe possibilidade de replicação no Brasil, pois a maioria dos modelos de avaliação atual mede mais os aspectos tradicionais (de qualidade e rentabilidade, por exemplo) e não contemplam aspectos importantes como impacto social, ambiental, transparência, entre outros.

Como nos Estados Unidos essa abordagem já tem resultados comprovados, a aceitação aqui no Brasil seria facilitada.