Twice – fomento à moda de segunda mão para incentivar consumo sustentável

Loja virtual de compra e venda de peças de segunda mão de grandes marcas do mundo da moda

A vantagem para os clientes é poder comprar grandes marcas a preços acessíveis, contando com um serviço de ponta (transporte confiável, flexível e atendimento ao cliente). Os vendedores podem enviar itens usados​​, recebendo o pagamento adiantado.

Diante do consumismo desenfreado e da escala de produção de moda cada vez mais alta, surgiu a Twice. A empresa é sediada em São Francisco, EUA, foi fundada em 2012 e já levantou mais de 23 milhões de dólares de investidores. É um mercado de compra e venda online de peças de grandes marcas de moda, porém as peças são de segunda mão. Desta forma, os produtos são oferecidos a preços acessíveis a partir de um serviço de ponta (transporte confiável, flexível e atendimento ao cliente).

Os usuários podem enviar suas roupas para o galpão da empresa e a Twice seleciona as peças que lhe interessam e faz uma oferta em dinheiro antecipadamente, em seguida, as roupas são fotografadas por fotógrafos profissionais e colocadas à venda no site e aplicativos móveis da empresa. E, as roupas que não forem do interesse da loja virtual, podem ser devolvidas, mediante pagamento do frete, ou doadas para instituições de caridade.

Nome: Comércio on line de peças de segunda mão de grandes marcas da moda

Proponente: Twice

Setor/Segmento: Moda

Contexto Geográfico: Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido e Austrália

Referência Temporal: 2012

O consumo de produtos de segunda mão surge como alternativa viável para a produção em larga escala e o consumismo.

Entende-se que o modelo do Twice é um modelo de atuação que liga de forma oportuna vendedor e comprador de produtos de segunda mão, adicionando a possibilidade de doação para instituições de caridade. Um modelo que se pode ser sustentável.

  • Recebimento de roupas de segunda mão;
  • Seleção das roupas;
  • Doação ou devolução das peças que não interessam;
  • Fotografia profissional das roupas escolhidas;
  • Anúncio e Venda das roupas pelo site e aplicativo.
  • 28 mil pounds doados todo mês;
  • 168 toneladas de roupas doadas todo ano.

Este é um modelo facilmente replicado para vários segmentos de produtos de segunda mão no Brasil, pois facilita o processo de venda e compra. Além disso, empresas de micro e pequeno porte de varejo de bens de segunda mão podem ter a possibilidade de escalar e   gerar valor aos seus negócios.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

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